soundtrack for revision


A época de exames nunca foi particularmente fácil para mim. Não sou a pessoa que se expressa da melhor forma em papel - em contrapartida, escrevo para um blog. Irónico, eu sei - e tenho sempre imensa dificuldade em concentrar-me nos textos que tenho que ler. 

Com o tempo fui arranjando técnicas de concentração e pequenas formas de motivação. "Se acabares este parágrafo podes ler a mensagem que recebeste há pouco". "Ás 16h fazes uma pausa para lanchar e vês um episódio de uma série". Pequenas coisas como estas, em conjunto com os nervos de pré-exame, levam-me a completar as minhas tarefas e a manter-me focada num objetivo: ser bem sucedida. 

Mas o meu maior truque é ouvir música durante o estudo. Uma música ambiente torna a minha sessão intensiva de estudo definitivamente mais agradável. Conheço, no entanto, pessoas que o detestam fazer e eu até compreendo. Pois pode, inversamente, ser mais um fator de distração e não algo que ajude a relaxar. 

Ainda assim, não quis deixar de partilhar os álbuns que mais tenho ouvido enquanto faço os meus resumos, leio os textos e os memorizo, já que prefiro ouvir discos completos a playlists - estas últimas tendem a ter músicas com variados ritmos e vozes que podem distrair, em contrapartida os álbuns costumam ter uma linguagem musical coesa. São 4 álbuns com vozes masculinas e melodias adocicadas. 


1. EVERY KINGDOM by BEN HOWARD (2011) //


2. FOR EMMA, FOREVER AGO by BON IVER (2007) //


3. BON IVER by BON IVER (2011) // 


4. BATHING BEACH by NOVO AMOR (2017) //


6 comentários:

  1. Também oiço música para me concentrar, mas, felizmente, concentro-me em qualquer tipo de ambiente quando sei que tem mesmo de ser. Só não consigo fazê-lo quando estou a morrer de sono, como hoje - ainda bem que já estou de férias!
    Gosto imenso do primeiro álbum e fico mesmo feliz por saber que também gostas eheh.
    Boa escolha para o estudo, Inês, não esperava outra coisa de ti <3

    ResponderEliminar
  2. you had me at Bon Iver! <3
    obrigada por estes 4 pedaços de arte, vou devorá-los.

    ResponderEliminar
  3. Ouvir música, para mim, serve para qualquer coisita ou atividade! Sinto que quando o faço, todo o meu corpo se conecta, criando uma atmosfera de concentração incrível, e que me permite realizar as minhas tarefas com mais afinco! Claro, há momentos em que por vezes me distraio e danço, mas gosto de encarar isso como uma mini pausa dos afazares! :D
    Tenho de explorar esses álbuns, principalmente dos Bon Iver! :o
    Beijinho,

    LYNE

    ResponderEliminar
  4. Bon Iver é dos artistas que mais gosto de ouvir quando estou a estudar! :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar