5 of my favorite shows

Entre dias chuvosos e noites sem planos, ver séries passa por ser um momento de puro entretenimento. Não há nada melhor do que passar horas enroscadinha no sofá a conhecer histórias que envolvam e personagens que provocam qualquer tipo de reação. E eu adoro estes momentos. Devoro - e devorei - imensas séries televisivas que me transportam para outros espaços de tempo e de ação, invocando outras realidades que não a minha. Talvez seja isso que me faça perder nelas: o poder encontrar e conhecer outras formas de imaginar o mundo.

Enfim, existem séries que, por qualquer razão, marcam e que nos deixam completamente colados ao ecrã. Que nos servem tanto de lição como de lazer. Que nos levam a outros tempos e, por vezes, até outros universos. Que nos são narradas em primeira pessoa ou pela perspetiva de alguém totalmente inesperado. São estes os pormenores que me deixam rendida à televisão. 



SKAM [2015 - ] //
Esta série televisiva norueguesa foi a minha descoberta de Janeiro e depressa se tornou numa das minhas séries preferidas. A verdade é que não foi pelo enredo ultra-elaborado e cheio de plot twists que se destacou - até porque não os tem -, mas pela honestidade e autenticidade com que retrata a vida das suas personagens.

É uma série que aquece o coração ao abordar temas como a sexualidade ou a religião e outros tão importantes como estes no crescimento pessoal de cada indivíduo. Se retrata as típicas asneiras de adolescente, fá-lo só para nos mostrar o lado mais puro do ser humano: compaixão e amizade; e o modo como cada personagem cresce episódio a episódio.

Para além de nos relacionarmos, até certo ponto, com cada personagem, SKAM contém das melhores bandas sonoras que alguma vez ouvi numa série e uma estética tipicamente nórdica que adoro.

11.22.63 [2016] //
Quando vi os videos de promoção na FOX Portugal para esta mini série, fiquei imediatamente intrigada por duas razões: 1. O James Franco faz parte do elenco; 2. a história transporta-nos, muito literalmente, para os anos 60 e para uma altura em que Kennedy ainda era vivo. Aliás, é sobre o assassinato do 35º presidente dos Estados Unidos da América que toda esta série se desenvolve.

11.22.63 é uma adaptação do livro com o mesmo nome de Stephen King e apresenta-nos uma personagem que viaja no tempo até 1960 de forma a impedir que Kennedy morra em Dallas, Texas três anos depois. É uma série interessante do ponto de vista narrativo, uma vez que nos põe a pensar como é que tudo se desenvolveu e acabou naquele desfecho e, também, questiona-nos sobre como é que o nosso tempo seria se Kennedy não tivesse sido morto. É uma série de "ses" e da aventura de Jake Epping, a personagem principal,  nos três anos que viveu numa realidade diferente.

Desta série recordo, com especial emoção, uma citação que vos deixo:
"We did not ask for this room or this music. We were invited in. Therefore, because the dark surrounds us, let us turn our faces to the light. Let us endure hardship to be grateful for plenty. We have been given pain to be astounded by joy. We have been given life to deny death. We did not ask for this room or this music. But because we are here, let us dance."

Teen Wolf [2011 - ] //
Inspirada no filme de 1985 (que tentei ver por gostar tanto desta série e que não consigo recomendar), Teen Wolf é a série da minha adolescência. Vejo-a há tanto tempo que fui criando um carinho especial por ela. Não é uma série genial, mas devido ao modo como se apropria da mitologia de diferentes culturas e aos valores que transmite, sempre com uma pitada de humor sarcástico, tornou-se numa das minhas séries preferidas.

Nota-se, nitidamente, que ao inicio não tinha um budget muito grande e, por isso, é que os efeitos especiais podem ficar bastante aquém do que nos foi apresentado já nas últimas duas/três temporadas. Mas, após conhecer todas as personagens, não foi isso que me impediu de continuar a ver. Tenho uma ligação mais emocional com ela do que racional, por isso, é que por mais defeitos que possam encontrar nesta, eu vou sempre gostar dela.

How to Get Away With Murder [2014 - ] //
A série que mais me surpreende, temporada após temporada, e que melhor consegue contornar todas os encalhes que uma narrativa pode ter de um modo inteligente e incalculável. É uma série que transmite poder e desafia-nos: coloca-nos a questão de até quão longe éramos capaz de ir para esconder algo ou, inversamente, encontrar alguma coisa. O quão longe estaríamos disponíveis a ir para proteger alguém que nos é querido?

Quando digo que HTGAWM transmite poder, não é por acaso. Annalise Keating, uma das personagens principais - e que mulher! -, foi posta à prova a vida toda, passou por situações que arrasariam com qualquer pessoa e mesmo nos momentos em que se demonstrou mais em baixo - em especial na última temporada - demonstrou, sempre, uma força interior. Para além de Annalise, existe nesta série personagens que são capazes de nos fazer sentir qualquer coisa, por vezes até mesmo raiva. Mas vão crescendo. E, enquanto quisermos saber em que mais intrigas é que estas personagens se vão meter, vamos ficando presos a elas.

Friends [1994 - 2004] //
Uma série de culto. Uma série que, embora já tenha terminado há treze anos, continua a ganhar fãs de todas as gerações. E com todo o mérito.

Esta sitcom é provavelmente a série mais hilariante que assisti. Outras vieram e são igualmente divertidas, mas esta é qualquer coisa de extraordinário. Basta assistir um episódio, qualquer que seja, e ficamos rendidos a estes seis amigos: à Rachel, ao Joey, ao Chandler, à Monica, à Phoebe e ao Ross - mesmo que eu nunca tenha sido fã deste último, nunca o consegui levar a mal.

Sempre que estava mais triste, bastava ver um episódio de Friends para só terminar no final da temporada e já sem saber a razão do meu desgosto. Às vezes precisamos de séries assim.

11 comentários:

  1. Da tua lista acompanho apenas How to Get Away With Murder e SKAM, vi uns quantos episódios de Teen Wolf e não me cativou de todo :-)

    ResponderEliminar
  2. HTGAWM faz parte das minhas séries favoritas do momento. Muito intrigante, repleta de mistério e muito poderosa. Vi 11.22.63 quando estreou na FOX pelos mesmos motivos que te levaram a vê-la e fiquei fã. Recomendo a quem gosta do género. Estou muito curiosa para ver SKAM, pois tenho ouvido maravilhas sobre a série.

    ResponderEliminar
  3. Desta só vejo Skam e Teen Wolf e tal como tu a primeira ficou logo nas favoritas e Teen Wolf é a serie que fez mais parte da minha adolescência!!

    Beijinhos!!
    http://68.media.tumblr.com/c6ebcb258852749e48c6bef76b06d240/tumblr_oeowfphGhp1v22vopo8_500.gif

    ResponderEliminar
  4. Destas só vejo Skam e Teen Wolf e tal como tu a primeira ficou logo na lista das favoritas e Teen Wolf faz parte da minha adolescência! Adoro as duas!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  5. Teen Wolf <3 Quero experimentar ver Skam, mas ainda estou a ver tantas ao mesmo tempo!!

    ResponderEliminar
  6. Já vi todas menos Teen Wolf e SKAM. A primeira nunca me despertou muito interesse, quanto a SKAM está na minha lista para ver. Já vi um episódio - aqui essa série passa na televisão - porque estava super entretida a ler as legendas em dinamarquês, mas definitivamente fiquei curiosa quanto à série.

    HTGAWM é um must see, definitivamente!!! <3

    ResponderEliminar
  7. Querida Inês!!! FRIENDS é A série de comédia. Costumo dizer que há muitas séries de comédias boas, mas que esta ultrapassa o limiar do excelente. (Claro que também tens HIMYM, mas FRIENDS, i mean....)
    Estou cada vez mais curiosa em relação à SKAM, porém, tem de ser numa altura em que tenha tempo para ficar viciada na série eheh

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver Skam e tenho tido a mesma opinião que apresentas. É mesmo uma série que acompanha o crescimento das pessoas, naquela fase "problemática" da adolescência e embora já tenha saído dessa fase, tenho adorado ver.

    E Friends... Eu tenho muito amor por esta série.
    As restantes não vi nem sequer um episódio! ME-DO!

    Fiquei com vontade de responder esta publicação no meu blogue, mencionar 5 das minhas séries favoritas. Estou autorizada?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. "11.22.63" é uma série da qual já assisti a alguns episódios, mas o meu lado bookaholic quer antes explorar a escrita de Stephen King, para não falar de que é mesmo algo que quero fazer com tantas outras das duas obras!
    Quero rever e continuar "Teen Wolf" e tudo porque também viciei e passei a adorar cada uma daquelas personagens!
    "HTGWWM" é uma favorita e não há como não amar a Annalise!
    Quanto a "Friends", estou a vê-la pela primeira vez e já vou na oitava temporada. Pergunto-me do porquê de nunca a ter visto, mas acredito que tudo aconteça por alguma razão! :P

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar
  10. Tenho MESMO que ver Skam. Ainda só vi fotos da série e pareceu-me uma espécie de skins, estou enganada ou nem por isso?
    How to get away with murder é uma das minhas favoritas também :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  11. Nunca vi nenhuma dessas séries ( nem mesmo a "Friends", shame on me xD). Estou a acabar de ver Gilmore Girls, mas depois disto tenho que ver algumas dessas séries, para ver se me "enculturo" um pouco, que eu sou muito conhecedora em termos de livros e filmes, mas de séries vejo pouco.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar